Babalorixá Pai Toninho de Xangô

Natural da cidade de Rio Formoso, nas proximidades de Recife (PE), Pai Toninho demonstrou, desde criança, ser muito espiritualizado. Em seu Axé (Casa de Santo, Terreiro), ele difunde e promove para todo o Brasil e também para o Exterior, a cultura do Candomblé, que é praticada há séculos, e que merece todo o respeito e admiração das pessoas – simpatizantes pesquisadores ou adeptos.

O Babalorixá Toninho de Xangô é presidente da CABASP – Culto Afro Brasileiro Assistencial São Pedro, entidade filantrópica reconhecida como de utilidade pública, a qual desenvolve trabalhos sociais e culturais A Frente do Centro Cultural do Candomblé, há mais de 40 anos, o Babalorixá Toninho de Xangô vem mantendo uma luta constante contra a intolerância religiosa e o preconceito racial, sempre enaltecendo a religião do Candomblé e preservando suas raízes e lutando pelos seus direitos.

O Babalorixá Toninho de Xangô é conhecido mundialmente por seus presságios e por sua espiritualidade, sendo que os mais famosos foram a queda do Presidente Fernando Collor de Mello no ano de 1992, O penta campeonato da Seleção Brasileira, dentre outros que fizeram história em nosso pais, e o mais recente em entrevista a TV Gazeta previu que o Corinthians iria ser o Campeão do Brasileirão 2011 e realmente isso aconteceu. Pai Toninho como é carinhosamente conhecido por seus filhos e seus clientes, tem filhos de santo em vários lugares do mundo, principalmente em Portugal, que é um país muito reservado para outras culturas, e a liberdade de cultura é muito restrita. Muitos Europeus, Americanos e pessoas do mundo inteiro vem ao Brasil para se consultar e fazer sua limpeza espiritual com o Babalorixá, além disso Pai Toninho também é Babalorixá da cidade do Rio de Janeiro dentre inúmeros empresários, artistas e políticos.